sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Top 10 da Classificação de países por perseguição


A Classificação de países por perseguição, divide os países em cinco graus, que vão de "perseguição severa" a "alguns problemas". Ela é compilada e divulgada anualmente pela Portas Abertas, a fim de chamar a atenção sobre a liberdade religiosa dos cristãos em diversos países do mundo.

Coreia do Norte: Neste ano, o número um na Classificação de países por perseguição não é estranho para nós: a Coreia do Norte tem liderado a lista por sete anos consecutivos. Não há nenhum outro país no mundo onde os cristãos sejam perseguidos de uma maneira tão horrível e tão cruel.

Arábia Saudita e Irã: O reino Wahhabi da Arábia Saudita mantém seu sólido segundo lugar, tendo o mesmo número de pontos de outro país também dirigido pela lei sharia: Irã.

Afeganistão, Somália e Maldivas: O islamismo também é a religião oficial do Afeganistão, Somália e Maldivas. O Afeganistão subiu de sétimo para quarto lugar. O país se moveu na lista devido ao aumento da pressão causada pela atuação do talibã em 2008. A situação do país está tensa.

Iêmen e Laos: Em sétimo lugar encontra-se o Iêmen, cuja posição mudou de sexto para sétimo, mas em 2008 não houve nenhuma grande mudança em relação à falta de liberdade que os cristãos enfrentam. Isso também aconteceu no Laos, o país ainda é o número oito da lista.

Dois novos países entraram no Top 10: Somália e EritreiaNo caso da Eritreia, o número total de pontos não teve alteração em comparação ao ano passado, mas outros países saíram do Top 10 e fizeram com que ela subisse. No entanto, a situação deplorável dos cristãos deste país justifica muito sua posição entre os dez mais perseguidos. Na Somália, o número de incidentes contra cristãos aumentou substancialmente em 2008, explicando assim seu aumento de décimo segundo para quinto lugar.


O islamismo é a religião predominante em sete dos dez primeiros países: Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Somália, Maldivas, Iêmen e Uzbequistão. Dois países possuem governos comunistas: Coreia do Norte e Laos. A Eritreia é o único país ditatorial entre os dez piores da lista.